Regularização de Recolhimentos
Restituição de Indébitos Fiscais (Duplicidade de pagamento/Pagamento a maior)
O contribuinte deverá protocolar processo específico.
Procedimento:
Compareça a um dos Serviços de Atendimento Descentralizado (ver Postos de Atendimento do IPTU).
Observação: O formulário para abertura do processo, bem como a DECLARAÇÃO DE EXTRAVIO e o modelo constante do Anexo 1 da Resolução Conjunta SMF/CGM nº150/2009 estão disponíveis nos Postos de Atendimento do IPTU.
ALEGAÇÃO DE PAGAMENTO
Informações
Caberá a alegação de pagamento por parte do contribuinte nos casos em que o recolhimento da cota não se encontre apropriado junto ao Sistema Informatizado do IPTU.
Diversas situações podem ocasionar a não apropriação do pagamento, dentre elas podemos citar:
- Quando o contribuinte efetua o pagamento e o Banco não repassa para a Prefeitura o valor arrecadado;
- Quando o contribuinte efetua o pagamento, o Banco repassa normalmente e o Sistema de Arrecadação o inclui em outra inscrição;
- Quando o contribuinte efetua o pagamento, o Banco repassa normalmente, entretanto, existem dois recolhimentos com duplicidade nas informações e devido a uma crítica do Sistema do IPTU, um deles fica bloqueado no Sistema de Arrecadação com o status DUPLICIDADE;
- Quando o contribuinte efetua o pagamento, o Banco repassa normalmente e o Sistema de Arrecadação critica pela divergência nas informações, classificando o mesmo com o status CANDIDATO.
Procedimento
O contribuinte poderá levar a cópia do comprovante de recolhimento a qualquer posto de atendimento do IPTU que encaminhará à Divisão de Cobrança onde será feita a verificação junto ao Sistema de Arrecadação da Prefeitura.
Caso seja localizado o pagamento, o mesmo será regularizado no Sistema Informatizado do IPTU através de processo genérico autuado para esse fim; caso contrário, será autuado de ofício um processo específico de alegação de pagamento a fim de consultar a agência bancária arrecadadora acerca do repasse da importância por ela recebida.
Observação: Cabe ressaltar que não serve como comprovação de pagamento o protocolo de agendamento emitido pelos caixas-eletrônicos, devendo o contribuinte, neste caso, providenciar cópia do extrato bancário.
TRANSPOSIÇÃO DE PAGAMENTO
Informações
Nos casos em que o Contribuinte tenha sido induzido ao pagamento de IPTU e/ou TCL (Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo), para inscrição diferente daquela relativa à sua unidade imobiliária em decorrência de:
- Duplicidade de Inscrição;
- Duplicidade de Logradouro;
- Erro na identificação do Sujeito Passivo;
- Erro na determinação do endereço da propriedade ou do destinatário do carnê;
- Erro na Montagem do Carnê do Recolhimento;
Ou ainda, nos casos em que ocorre o erro do contribuinte que espontaneamente efetua o pagamento em outra inscrição.
Procedimento
O contribuinte deverá protocolar processo específico. Acesse formulários. (ver Postos de Atendimento do IPTU).
Serviços
- Seja qual for a solicitação ou serviço, o 1746 pode te ajudar
- IPTU: Emissão de 2a via, Certidão de Situação Fiscal e Enfitêutica do Imóvel, DARMs etc.
- Formulário de Alteração de Titularidade para entrega ao Registro de Imóveis
- ISS: Serviços on-line, Downloads e Emissão de DARMs
- Cadastro de Empresas Prestadoras de Outros Municípios - CEPOM
- Acesse: simulação de valor, solicitação de guias e consultas de ITBI
- Licitações
- SICOP - Acompanhamento de Processos