LAZER SÓ FAZ CRESCER NA CIDADE

19/05/2014 03:00:00


 

 

Parque Madureira passará a ter cerca de 4.400 quilômetros


O Parque Madureira ganha mais 3 quilômetros de espaço e diversão e, a partir do grande trecho, cuja construção foi iniciada em maio, irá beneficiar 8 novos bairros: Turiaçu, Oswaldo Cruz, Rocha Miranda, Bento Ribeiro, Honório Gurgel, Marechal Hermes, Coelho Neto e Guadalupe. 

 

Mauro Bonelli, engenheiro responsável pelo projeto e pela obra do Parque Madureira. Ao fundo, o primeiro trabalho de limpeza e terraplanagem 


Segundo o engenheiro Mauro Bonelli, entusiasta e responsável pela construção do Parque em 2012, o conceito da nova expansão é o mesmo da primeira etapa, quando foi entregue à cidade por ocasião do Rio+20: trazer as pessoas para dentro do projeto e proporcionar a elas o sentimento de pertencimento. Para ele "o importante não é só fazer um parque, mas também fazer com que o Parque fale com o entorno, com as pessoas da cidade".

 

 


"O desafio é acertar a urbanidade do projeto com o entorno
para que a população se aproprie do Parque."
Mauro Bonelli


 

 

A nova etapa contará com o "Slack Line", elásticos presos em troncos de madeira para prática de malabarismo, a pedido dos próprios moradores; Muro de Escalada, para o qual chamaram a associação de montanhistas para discutir o projeto; "Half Pipe", espaço para skatistas top no formato de "U", construído em madeira e coberto por uma rampa de passagem para o público poder assistir as manobras. O espaço abrigará competições internacionais, onde os atletas profissionais vão treinar e participar dos eventos. E ao lado, uma grande novidade: a pista "Baby Skate", para a galerinha a partir de 3 anos, além de outra para novatos. "Já está se formando uma geração de skatistas muito bons, surgidos no próprio Parque", conta Mauro Bonelli.

 

As realizações do novo projeto não param por aí. Além da pista de bike e duas quadras de tênis, o grande diferencial vai ser a pista de esqui. "Será construída com manta de plástico e sistema de irrigação para o deslizamento de snowboards, esquis e boias alugadas. Descoberta, a rampa terá 120m de comprimento por 33m de altura", especifica Mauro.

 

De acordo com ele, a expansão ainda trará um anfiteatro para 1.300 pessoas sentadas, quadras polivalentes e de futebol, mais 5 cascatas de água, 2 centros de arte e até escola de jardinagem. E mais: uma passarela com rampa servindo de arquibancada para a nova quadra de basquete de rua, modalidade conhecida internacionalmente, com normas próprias.

 

Essa nova fase do Parque será mais moderna ainda e demonstra a consciência e a preocupação com a questão ambiental, através do aproveitamento de recursos naturais. "Terá iluminação de led com sistema de identificação de presença das pessoas, ou seja, aumenta ou diminui de intensidade e, assim, economiza até 70% de energia na iluminação. Além de um mostrador de identificação do que está sendo gasto de energia no Parque. Ainda ganhará uma unidade de pesquisas de placas de captação de energia solar e um sistema irrigado com captação de águas de chuva", revela o engenheiro, que acrescenta orgulhoso: "é a primeira obra do país que foi para a licitação já com certificação ambiental de conteúdo".

 

Com a previsão da entrega da obra para daqui a exatamente a dois anos, Mauro fala: "A primeira fase foi um aprendizado com apenas um prazo de 6 meses para ficar pronto. Na segunda, temos mais tempo até para melhorar o que puder ser melhorado."

 

Esse engenheiro, que entrou na prefeitura em 1978, e traz na bagagem a experiência como coordenador geral das obras da cidade, declara satisfeito: "a oportunidade de fazer o 2º tempo do Parque me dá a certeza que eu estou podendo transferir todo o meu conhecimento. É muito gratificante".

 

Mais informações sobre a expansão do Parque Madureira, no vídeo abaixo.
 


Imagens relacionadas: