Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Defesa Civil municipal aciona sirenes em 54 comunidades

03/03/2019 19:43:00


Diante das fortes chuvas deste domingo (03/03), a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), acionou, a partir da 18h05, as sirenes de 54 das 103 comunidades de alto risco geológico monitoradas pelo sistema de alertas sonoros da Prefeitura do Rio.

 

Os acionamentos ocorreram por conta do alto índice pluviométrico atingido nas seguintes localidades: Complexo do Alemão (área central), Adeus, Baiana, Comandante Luiz Souto, Engenho da Rainha, Espírito Santo, Joaquim Queiroz, Juramento, Nova Brasília, Palmeiras, Parque Alvorada, Parque Nova Maricá, Parque Silva Vale, Piancó, Relicário, Rua Brício de Moraes, Quiririm, Sapê, Urubu, Vila Matinha, Cariri, Vila Cabuçu, Vidigal, Santa Terezinha, Santa Marta, Santa Alexandrina, Rocinha, Parque Vila Isabel, Parque Candelária, Ouro Preto, Nova Divinéia, Nossa Senhora da Gula, Morro do Céu, Matriz, Macacos, Ladeira dos Tabajaras, Formiga, Cachoeirinha, Cachoeira Grande, Borel, Barro Vermelho Cabritos, Vila Elza, Prazeres, Escondidinho, Sítio Pai João, Barão, Salgueiro, Andaraí, Arrelia e Jamelão.

 

Até o momento, o serviço 199 (canal de atendimento do órgão) não recebeu chamados de emergência e não há registro de vítimas.

 

 

Alerta - O Sistema de Alerta e Alarme Comunitário para Chuvas Fortes da Prefeitura do Rio conta com 83 pluviômetros da Defesa Civil, 165 sirenes e 194 pontos de apoio em 103 comunidades com alto risco de deslizamentos, conforme definição da Geo-Rio. As sirenes são acionadas pela Defesa Civil municipal após monitoramento e avaliação dos índices críticos de chuva por meteorologistas do Sistema Alerta Rio, lotados no Centro de Operações Rio (COR), onde profissionais da DCRJ atuam, de forma integrada, 24 horas/dia. O sistema conta ainda com a participação de líderes e voluntários da comunidade, além de pontos de apoio previamente definidos para a evacuação preventiva de moradores.

 

 

Carnaval - Durante os festejos, a Defesa Civil preparou esquema especial para atuar de prontidão, 24h, com 180 agentes divididos em turnos e equipes distribuídas na sede do órgão, em Vila Isabel, e no Centro de Operações Rio, na Cidade Nova, para monitorar e atuar em casos de necessidade ou urgência.

 

 

SMS - O órgão envia alertas de chuva forte via SMS. A adesão ao serviço é voluntária. O cadastro é simples, rápido e gratuito: o cidadão deve enviar o CEP da residência para o número 40199.




Serviços Serviços