Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Conferência no Arquivo da Cidade aborda dossiê “Enchentes Urbanas”

22/09/2017 13:22:00


Como parte dos encontros mensais, que buscam divulgar os dossiês temáticos
publicados desde 2013, o Arquivo da Cidade promove, nesta sexta-feira (22/09), às 14h30, a palestra “Enchentes Urbanas”. O evento contará com a exposição das professoras Lise Sedrez (UFRJ), Andrea Casa Nova Maia (UFRJ) e Anita Correia Lima de Almeida (UNIRIO), além de depoimento do graduando Victor Santana (UFRJ) sobre a experiência de pesquisa no acervo do Arquivo da Cidade para o projeto “Cidades Submersas”.

 

Abordando as relações intrínsecas entre desastres naturais e o processo de urbanização, um dos principais eixos a serem explorados serão as grandes chuvas que marcaram a história da cidade do Rio de Janeiro desde o século XIX. A conferência é fruto do Dossiê “Enchentes Urbanas”, publicado na revista nº 8 (2014). Para conhecer outras reflexões deste módulo, clique no link

 

O evento acontece no auditório do Arquivo Geral da Cidade , na Rua AmorosoLima, 15, na Cidade Nova. Para se inscrever, basta enviar nome completo para o e-mail arquivog@pcrj.rj.gov.br. Ao final do encontro, os participantes receberão certificado.

 

 

Confira a programação:

 

14h30 - Abertura

14h40 - “Enchentes que destroem, enchentes que constroem: natureza e memória da Cidade de Deus nas chuvas de 1966 e 1967” - professoras Lise Sedrez (UFRJ) e Andrea Casa Nova Maia (UFRJ)


15h40 - “Chuva, lamaçal e inundação no Rio de Janeiro do século XIX: entre a providência divina e o poder público” - Profa. Dra. Anita Correia Lima de Almeida (UNIRIO)


16h10 - Depoimento sobre a pesquisa no acervo do AGCRJ para o projeto “Cidades Submersas” - Victor Santana (UFRJ)


17h30 - Encerramento




Serviços Serviços