Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca faz seu primeiro ensaio nesta sexta-feira

19/09/2017 16:11:00


Aos 13 anos de idade, Yago Monteiro Cardoso vê no trompete o passaporte para seus sonhos. Há dois anos ele toca o instrumento em uma igreja e na orquestra do projeto social que lhe apresentou o mundo da música. Aluno do 8º ano da Escola Municipal Pedro Aleixo, na Cidade de Deus, bairro onde mora com a tia e a avó, o adolescente é um dos 600 estudantes da rede pública da Cidade do Rio de Janeiro em busca da oportunidade de fazer parte da Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca, braço do inédito programa da Secretaria Municipal de Educação que tem por objetivo formar 80 mil instrumentistas nas escolas até 2020, o "Orquestra nas Escolas".

 

Franzino na aparência, Yago inflou as bochechas e mostrou todo o seu talento, na sexta-feira, na segunda audição para a formação da Sinfônica Juvenil, realizada na Escola de Formação do Professor Carioca Paulo Freire com cerca de 200 candidatos. A intimidade do jovem com o trompete arrancou aplausos do prefeito Marcelo Crivella e do secretário municipal de Educação César Benjamin. O resultado das três audições sai nesta quarta-feira (20/09), mas Yago está confiante:

 

- Acho que passei. A música para mim é tudo. É alegria. Sonho ser músico do Exército.

 

A chance perseguida por Yago vai ao encontro dos planos do secretário César Benjamin.

 

- Crianças e jovens precisam ter oportunidades e nosso papel é esse, é o de criar e dar oportunidades. Nosso projeto é ambicioso. Vamos formar essa primeira geração de instrumentistas e esses meninos vão ser os monitores dos seus colegas. Eles vão ter bolsa de estudo e, depois, a bolsa de monitoria para que nas suas escolas eles formem os novos músicos. É uma grande corrente. Queremos chegar em 2020 tendo formado 80 mil instrumentistas. É a nossa enorme contribuição para a paz, para a cultura, para a convivência.

 

A audição de sexta-feira reuniu talentos dos quatro cantos do Rio. Do Chapéu Mangueira e da Babilônia, no Leme, chegaram, entre outros, os tocadores de violoncelo Djalma Júnior Santos, Gabriel Rocha e Joás Felipe Magalhães, todos com 13 anos de idade e alunos do 8º ano da Escola Municipal São Tomás de Aquino. Já o pequeno Pablo Henrique da Costa Corrêa, 10 anos, botou o pé na estrada cedo em Turiaçu na companhia da mãe para exibir seus dotes de pandeirista, cultivados desde os 3 anos.

 

- Quero participar da Orquestra. Gosto de música e ela pode me levar até onde quero - disse, com a certeza de que a intimidade com o instrumento o levará até Salvador (BA).

 

Sensível à música, o prefeito Marcelo Crivella, que foi conferir as audições a convite de César Benjamin, elogiou vários candidatos e disse à garotada que a música nunca mais deixará de fazer parte da vida deles:

 

- É muito bacana, nesse momento de grande violência, a gente poder reunir meninos e meninas da rede municipal para mostrar o genuíno talento, a natureza, a vocação da alma carioca. São meninos e meninas que vão poder extravasar na nossa rede essa musicalidade.

 

Diante da qualidade dos candidatos, o prefeito reconheceu que a cidade poderá ter mais de uma orquestra de alunos.

 

No próximo dia 22, a Orquestra Sinfônica Juvenil Carioca faz seu primeiro ensaio, na Cidade das Artes. Os alunos selecionados receberão bolsa no valor de R$ 200, mais vale-transporte e lanche. Diversas parcerias, como a que resultou na doação de instrumentos musicais no valor de R$ 128 mil, estão permitindo a criação da Orquestra Juvenil e a execução do Programa Orquestra nas Escolas.

 

- Estamos enfrentando enormes dificuldades orçamentárias. Mas não vamos ficar nos lamentando pela falta de recursos, vamos criar projetos. Quando você tem bons projetos, você tem uma capacidade muito maior para alavancar recursos. Esse projeto de música já esta iniciando uma rede de solidariedade muito importante - observou o secretário.

 

Coordenado por Moana Martins, o projeto já conta com as parcerias da UFRJ, da Orquestra Sinfônica Brasileira, do Projeto SOM+EU, da Orquestra da Maré, da Unirio, entre outros. Segundo Moana, mais uma parceria está sendo fechada. Dessa vez, com a Prefeitura de Paris.

 

- Teremos um intercâmbio da orquestra de lá com a nossa. Eles vêm em janeiro de 2018 e nós vamos em junho de 2018 - disse.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços