Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura divulga novo 'ranking' das empresas de ônibus municipais

Levantamento mostra que caiu o número de empresas com reclamações acima do tolerável


27/04/2010 13:17:00


A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) divulgou hoje, dia 27, a nova versão do ranking de empresas com maior número de reclamações dos usuários, com uma boa notícia: entre janeiro e março houve redução, de 16 para 11, do número de empresas acima da linha de tolerância em relação ao primeiro levantamento, que teve como como base os meses de novembro e dezembro de 2009 e janeiro deste ano.

 

As cinco empresas com os maiores índices de pontos negativos agora são: Zona Oeste (56,33 pontos), Campo Grande (35,55), Rubanil (29,99), Breda Rio (21,79) e Pégaso (19,30).

 

A medição é feita utilizando as denúncias dos passageiros por telefone ou na Internet, que são o parâmetro para as ações de fiscalização da Prefeitura do Rio. A partir dessas reclamações feitas à Ouvidoria pelos usuários - que passam a desempenhar o papel de "fiscais virtuais" do Município. A fiscalização da SMTR manterá o foco nas empresas que detém maior número de pontos, calculados a partir das "multas virtuais".

 

Entre as reclamações que deram margem à elaboração do ranking no último trimestre, destacam-se o não atendimento do sinal de parada para embarque e desembarque; transporte de passageiros em excesso por linha; atitudes inconvenientes dos funcionários; comprometimento da segurança de terceiros; dificuldades para embarque ou desembarque seguro; mau estado dos veículos; e não cumprimento de determinações baixadas pela autoridade competente. Todos esses itens fazem parte do Código Disciplinar de Transportes do Município do Rio.


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