Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura comemora Dia Nacional do Orgulho LGBTT

24/03/2017 17:28:00


A Prefeitura do Rio comemorou, nesta sexta-feira (24/03), o Dia Nacional do Orgulho LGBTT - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. Coordanado pela Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS-Rio), um encontro nos jardins da Casa Rui Barbosa, em Botafogo, reuniu militantes e representantes da OAB-Rio. Durante o evento, o coordenador da CEDS-Rio, Nélio Giorgini, destacou que celebrar a data é exaltar a diversidade:

 

- Falar do Dia Nacional do Orgulho LGBTT é retomar Stonewall, que se compôs internacionalmente em 28 de junho de 1969. O dia de hoje representa, além da nossa brasilidade, uma marcação cultural. Porque somos nós, brasileiros, sendo representados na nossa cultura com um dia de luta nacional. Para a CEDS-Rio, especificamente, o evento de hoje também foi importante porque, depois de dois meses e sete dias de gestão, apresentamos o que foi feito e o que acontecerá em 2017.

 

O coordenador também falou da importância de ouvir e ser a voz do público LGBTT:


- Estar com a militância significa ter as vozes presentes. Aquelas as quais eu tenha que representar. A minha voz, como representante municipal, tem que estar ecoando todas essas vozes.

 

Representando o prefeito Marcelo Crivella, a subsecretária Municipal de Transportes, Kelly Serra, ressaltou que município cuida de todas as pessoas, sem distinção:

 

- As pessoas não podem ser qualificadas pelo seu gênero. Cuidamos de todos como um todo. Observamos também o caso da doutora Maria Eduarda, que teve o reconhecimento de seu nome social pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) concedido nos últimos dias. Essa é uma vitória dela e de todos nós, pois o respeito tem que prevalecer.

 

A advogada Maria Eduarda Aguiar, citada pela subsecretária, relatou que era constrangedor ter o reconhecimento apenas de seu nome civil, pois não correspondia a identidade dela. Ela também classificou a iniciativa como uma grande vitória e pediu para que o exemplo dela sirva para outras pessoas:

 

- A OAB é muito representativa. Então, a partir do momento em que ela toma a ponta desse tipo de atitude, ela é legítima e dá um recado para a sociedade.

 

O evento também foi acompanhado pelo vice-presidente da Comissão de Direitos Homoafetivos da OAB-RJ, Henrique Rabello de Carvalho, e parlamentares do Rio e de outros municípios.

 

Além do encontro, o Dia Nacional do Orgulho LGBTT será marcado por várias ações. Em parceria com a secretária municipal de Cultura, Nilcemar Nogueira, a CEDS-Rio convidou 20 pessoas dos coletivos sociais LGBTT para prestigiarem o Musical Cartola que está em cartaz no Teatro Carlos Gomes, às quintas, sextas e sábados, às 19h, e aos domingos, às 17h.

 

Em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Coordenadoria distribuirá, no final da tarde e início da noite de hoje, kits de prevenção no Quiosque da Riotur, no Posto 3, em Copacabana.

 

A Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual conta também com o apoio da secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Teresa Bergher.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços