Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Comlurb remove 61 toneladas de lixo após desfiles de blocos no fim de semana

20/02/2017 11:35:00


Mais de 100 blocos ocuparam as as ruas da cidade neste fim de semana. Após os desfiles das agremiações, a Comlurb removeu 61 toneladas de lixo, garantindo a limpeza com a logística especial, baseada no Protocolo de Blocos, que define o quantitativo de mão de obra, contêineres, equipamentos e veículos de acordo com o tamanho do bloco, garantindo maior eficiência e agilidade aos serviços. O sistema conta com até 1.100 garis por dia, 5.000 contêineres, 90 sopradores, 20 vaporizadores, além de 50 veículos entre caminhões compactadores, caminhões-pipas, kombis lava a jato, caminhões basculantes, mini varredeiras, varredeiras mecânicas e mini basculantes.

 

As equipes de limpeza fazem o serviço com sistema de manutenção permanente durante a evolução do bloco até a sua dispersão, quando realizam a varrição, a remoção dos resíduos e a lavagem das ruas e calçadas. Ao longo de todo o trajeto são instalados contêineres para garantir que o folião tenha local adequado para jogar seu lixo, evitando multas e colaborando com a limpeza.

 

Na sexta-feira (17/02), os foliões que curtiram o Molha o Pé das Oito produziu 120 Kg de lixo e a companhia destacou três garis para o serviço. Já o pessoal que seguiu o É Pequeno, Mas Vai Crescer deixou pra trás apenas 50Kg de residuos, que foram retirados por dois garis. Na Urca teve o Ihh, é Carnaval na Urca, que mobilizou seis garis e produziu 280 Kg de lixo. Em Bonsucesso saiu o Fio Cruz, com apoio de oito garis para coletar 280 Kg de resíduos. O maior bloco da sexta foi o Badalo, de Santa Teresa. Para garantir a limpeza 12 garis tiveram o apoio de contêineres, caminhão compactador e carro lava-jato.

 

No sábado (18)), desfilaram grandes agremiações e os garis da Comlurb foram homenageados no Bloco da Areia, no Leblon, que produziu 1,95 toneladas de resíduos. Desfilaram, entre muitos outros, o Badalo de Santa Teresa, no Centro, que deixou para trás 450 Kg de lixo, o Imaginô?Agora amassa, que produziu 2,44 toneladas de resíduos, o bloco Do Samba, da Barra, com 1,24 t, o Calma Amor, de Irajá, que deu trabalho aos garis para remover 4,1 toneladas de resíduos, e o Simpatia é quase amor, de Ipanema, que lotou a orla e produziu 5,25 toneladas de lixo.

 

No domingo (19), outros grandes blocos desfilaram e o serviço de limpeza foi intensificado em Copacabana, onde passou o Chora, Me Liga, de onde foram removidas 9,4 toneladas de lixo. No Centro, após o Bloco da Preta, os garis retiraram 7,8 toneladas de resíduos. Também no Centro, o bloco carnavalesco Fogo e Paixão deixou nas ruas 3,2 toneladas. Na Barra da Tijuca, a Banda da Barra gerou 4,9 toneladas de lixo. Em Madureira, onde desfilou o Timoneiros da Viola, os garis removeram 2,9 toneladas de resíduos.

 

Lixo Zero

 

Neste fim de semana de pré-carnaval, 306 pessoas foram multadas pelos agentes do programa Lixo Zero por urinar nas ruas e 244 por descartar pequenos resíduos, totalizando 550 multas.

 

Na sexta-feira (17/02), 77 pessoas foram multadas por urinar nas ruas e 57 por descartar pequenos resíduos, totalizando 134 multas. Sábado (18), foram 95 multas por urinar nas ruas e 77 pelo descarte irregular de lixo, com um total de 172 multas. Já no domingo (19), 134 pessoas foram multadas por urinar nas ruas e 110 por descarte de pequenos resíduos, com o total de 244 multas.

 

 

Os agentes do Programa Lixo Zero estão nas ruas para orientar as pessoas a não sujarem as vias pública, fiscalizando quem descumpre a Lei de Limpeza Urbana. Os foliões que vão brincar o Carnaval de Rua devem ter mais cuidado com os pequenos resíduos irregularmente descartados e devem evitar urinar nas calçadas, vias e canteiros. O programa não vai parar durante os dias de folia e fiscalizará muitos blocos da cidade.

 

O programa conta com 235 equipes, formadas por um agente de fiscalização da Comlurb e um guarda municipal, atuando nos blocos, nas ruas dos desfiles e nos entornos. Caso o folião seja pego em flagrante urinando em via pública pelas equipes de fiscalização, será passível de multa no valor de R$ 548,00, conforme o novo Artigo 103-A da Lei de Limpeza Urbana. Para descarte de pequenos resíduos, o valor da multa é de R$ 200,00.




Serviços Serviços