Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Artesãos do Rio Ecosol fazem sucesso em meio a crise

16/02/2017 17:34:00  » Autor: Mariana Magro / Fotos: Ricardo Cassiano


Uma feira diferente, pensando no coletivo, na sustentabilidade e gerando emprego e renda. É assim que o Circuito Rio Ecosol conquista os cariocas e dribla a crise. Os artesãos comemoram as vendas e dizem que não foram afetados. No ano de 2016, venderam cerca de R$ 2,9 milhões, em torno de R$ 1 milhão a mais que em 2015. Para 2017, a expectativa é ainda maior.

 

 

A artesã Graça Fiber que trabalha com bijuterias em fibra de bananeira contou que a crise não afetou suas vendas:

 

 

- Continuo vendendo bem, algumas feiras mais outras menos, mas não posso reclamar.

 

 

Encantada com os brincos artesanais, Stela Grimaldi, que estava conhecendo o Circuito Rio Ecosol pela primeira vez não resistiu e já fez sua compra.

 

 

- Trabalho aqui pertinho e não conhecia, eles fazem lindos trabalhos e com preço justo – disse Stela.

 

 

Criado em 2014 para escoar a produção da economia solidária nas praças da cidade, hoje o Circuito Rio Ecosol tem um calendário mensal e está em 10 bairros diferentes, contando com mais 200 empreendimentos. Nas feiras podem ser encontrados produtos artesanais, trabalhos manuais e arte popular, todos produzidos por artesãos da economia solidária.

 

 

Frequentadora assídua, Cristiane Sarmento hoje levou sua irmã e amigas do trabalho para conhecer o trabalho dos artesãos.

 

 

- Essa feira revitalizou a Cinelândia, mesmo sendo só uma vez por mês - contou Cristiane, que fica de olho no calendário das feiras e que somente de uma artesã já tem mais de cinco vestidos.

 

 

O Circuito Rio Ecosol é uma parceria do Fórum Municipal de Economia Solidária com a Coordenadoria de Economia Solidária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação, estando amparado pelo decreto nº 34.388 que destina apoiar a comercialização de produtos artesanais confeccionados pelas redes de empreendimentos de economia solidária, segundo os princípios norteadores do comércio justo.

 

 

Este mês ainda tem feira na Cinelândia, dia 17; no Calçadão de Campo Grande, dias 17 e 18; na Praça Mauá, dia 19; e na Praça Saens Pena, dias 21 e 22, sempre das 9 às 19 horas. A programação completa pode ser encontrada na página do Facebook do Circuito Rio Ecosol.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços