Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Guarda Municipal monta base com patrulha fixa na Pedra do Arpoador

06/02/2017 09:03:00


Além do monitoramento por câmeras e da integração com a Polícia Militar com rádios de comunicação na mesma frequência, que funcionam desde janeiro, a Guarda Municipal conta com mais uma novidade para reforçar o patrulhamento da Operação Verão. Uma base com seis guardas do Grupamento Tático Móvel (GTM) foi montada na Pedra do Arpoador, em Ipanema, para coibir roubos, furtos, arrastão e o consumo de drogas.

 

O esquema de patrulhamento no alto da pedra foi testado na semana passada e funcionará diariamente com o objetivo de promover mais segurança a banhistas e turistas, que buscam registrar fotos e ver o pôr do sol de uma das mais belas vistas da cidade. A iniciativa da GM-Rio é um dos desdobramentos das ações previstas no Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões, lançado no dia 14 de janeiro pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop).

 

- A Guarda já patrulhava a Pedra do Arpoador, mas não tinha uma base fixa com barraca. Como havia muita reclamação de furtos e usuários de droga, vimos a necessidade de ocupar aquele espaço mantendo uma equipe lá. Nesses primeiros dias, já percebemos que diminuiu os informes de banhistas sobre delitos no local - destacou a inspetora geral Tatiana Mendes, comandante da Guarda Municipal. 

 

O GTM é um grupo especializado de pronto emprego, com ações táticas voltadas para o controle de distúrbios e a ocupação de espaços públicos. Além da Pedra do Arpoador, o GTM tem reforçado o patrulhamento nas orlas de Ipanema, Copacabana e Leblon com 12 guardas em cada equipe.

 

A Operação Verão conta atualmente com o total de 306 guardas atuando na areia, beira-mar e principais corredores de acesso das orlas do Flamengo à Barra da Tijuca nos finais de semana e feriados. As novidades permitiram uma resposta mais efetiva e rápida à população para o combate dos pequenos delitos, com prisões em flagrante efetuadas, suspeitos encaminhados e apreensão de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e praticando infrações. 
 

Neste fim de semana (04 e 05/02), em toda a orla das Zonas Sul à Oeste, foram apreendidas cerca de 350 mercadorias e produtos perecíveis (como camarão no espeto e caipirinha), que eram vendidos irregularmente nas praias. Também foram apreendidos cinco botijões de gás, quatro fogareiros, quatro caixas de som, cinco churrasqueiras, nove facas e retiradas 15 barracas de camping da areias. Os guardas orientaram ainda 37 donos de cães sobre a proibição de circular na areia, além de praticantes de esportes em locais não permitidos. Foram distribuídas 357 pulseiras de identificação para crianças em praias das zonas Sul e Oeste. Houve apenas cinco registros de crianças perdidas com a atuação da equipe do Grupamento Especial de Praia na localização dos responsáveis.

 

Uma equipe do Grupamento Especial de Praia (GEP) conduziu um homem em atitude suspeita na Rua Teixeira de Melo, em Ipanema. Wagner de Oliveira Santos, 35 anos, tentava esconder uma faca na cintura e foi abordado pelos guardas e encaminhado para a 14ª DP. Na delegacia, foi constatado que ele já cumpriu cinco anos de pena por tráfico. Ele foi liberado, mas a faca foi apreendida.

 

Neste fim de semana, 352 veículos foram multados por estacionamento irregular, em diferentes pontos da orla da cidade, sendo 265 nas praias da Zona Oeste e 87 na Zona Sul.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços