Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio+Social disponibiliza mapas de comunidades para impressão em grandes formatos

20/10/2016 15:15:00


Para aqueles que precisam ou querem conhecer as favelas pacificadas da cidade, o site do Programa Rio+Social oferece a possibilidade de se fazer o download dos mapas dos 30 territórios nos formatos A3 (42,0 X 2,87 cm) e A0 (118,9 X 84,1cm). Cada mapa mostra um território atendido pelas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), exibindo os limites das favelas incluídas neste território e as mais próximas. Além disso, é possível visualizar ruas, vielas, becos e escadarias (os logradouros) que foram mapeados no interior das favelas pelo Programa Rio+Social e pela Diretoria de Informações da Cidade (DIC), do Instituto Pereira Passos (IPP).

 

 

 

Conduzido pelo IPP, o mapeamento de logradouros contou com a participação de equipes de campo do Rio+Social, que receberam treinamento prático e teórico para conhecer os termos técnicos de georreferenciamento e percorrer as favelas, verificando os traçados e nomes de cada via. O trabalho foi desenvolvido para possibilitar a localização geográfica dos pontos com base nos endereços, facilitando, por exemplo, o trabalho da Central de Atendimento da Prefeitura do Rio (1746). O mapeamento aperfeiçoa o cadastro de vias em favelas, adequando-o à codificação padronizada para todas as outras vias da cidade.

 

 

 

 

Esta ação teve como resultado não só a incorporação dos logradouros à base de dados, mas principalmente a vantagem de tornar estas informações acessíveis ao público. A população residente nas favelas onde o mapeamento foi realizado abrange cerca de 35% dos habitantes e domicílios das favelas da cidade (IBGE – Censo Demográfico 2010). A extensão da malha de logradouros, que antes de 2012 era de 90.154 metros, passou a 442.951 metros após a finalização do trabalho.

 

 

 

A disponibilização dos mapas em duas versões atende aos órgãos da prefeitura, às associações de moradores, pesquisadores e outras instituições que atuam ou têm as favelas cobertas pelo Rio+Social como objeto de pesquisa. Para acessar os mapas, é preciso escolher o território desejado e clicar na guia "Mapa".

 

 

 

Na tela seguinte, logo abaixo da exibição do mapa digital, há opção de download das versões em A0 e A3.




Serviços Serviços