Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito inaugura Escola do Amanhã em Campo Grande

24/06/2016 13:31:00  » Autor: Ricardo Albuquerque / Fotos: Ricardo Cassiano


O prefeito Eduardo Paes inaugurou, nesta quinta-feira (24/06), a Escola Municipal Primário Dulce Araújo (Tia Dulce), em Campo Grande, na Zona Oeste. Com capacidade para atender 720 alunos do 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, a unidade integra o modelo de construção da Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola. A nova concepção estrutural acompanha o sistema de aulas em tempo integral, das 7h30 às 14h30, com intervalos para lazer e alimentação.  

 

— Esse modelo permite que a educação avance no município, embora seja uma ação silenciosa da prefeitura, que ganha pouco espaço na mídia, mas que tem uma importância fundamental para as crianças que moram na região. O ambiente das Escolas do Amanhã garante um aprendizado mais eficaz, por isso é um orgulho muito grande inaugurar, na Zona Oeste, mais um espaço dedicado ao ensino — disse Paes.

 

A estratégia da prefeitura é ter 35% dos alunos da rede municipal de ensino em tempo integral até o fim de 2016, com mais tempo de aula de português, matemática e ciências. Entre as medidas adotadas para alcançar esta meta está o Programa Fábrica de Escolas do Amanhã, onde os alunos passam mais tempo estudando em escolas organizadas exclusivamente por segmento. Até dezembro, a expectativa é que tenham sido entregues 119 novas unidades, das quais 110 pelo Fábrica de Escolas do Amanhã. Nos últimos oitos anos, terão sido construídas mais de 300 unidades de ensino.

 

— O sucesso desse projeto pedagógico pode ser medido pela alegria das crianças e pela dedicação dos professores, que são profissionais qualificados, competentes e comprometidos com o ensino — destacou a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

 

Coordenado e executado pela Riourbe, órgão da Secretaria Municipal de Obras (SMO), o programa Fábrica de Escolas reúne preceitos construtivos de modularidade, racionalidade, pré-fabricação, segurança, sustentabilidade, ergonomia, economia, conforto térmico, acústico e eficiência energética com emprego de materiais sustentáveis. As estruturas das unidades são de um sistema construtivo mais ágil, compostas por elementos pré-fabricados que garantem a sustentabilidade e rapidez na construção.

 

— Não há como negar que ficou mais fácil desenvolver a estratégia de ensino com o turno único, que dá flexibilidade de organização das atividades, o que é importantíssimo para o aprendizado — explicou a diretora-adjunta da Escola Municipal Primário Tia Dulce, Djanira Carla Martins Leite Lima.

 

 

Todos os ambientes escolares recebem tratamento acústico para garantir o conforto dos alunos e do corpo docente. Para isso foram empregados forros e painéis de vedação termo acústicos e esquadrias especiais. Os prédios possuem fachadas duplas com brises soleil, protegendo-os contra a incidência direta do sol e permitindo a passagem de correntes de ar, tornando os espaços escolares mais confortáveis e arejados. As fachadas duplas são elementos fundamentais para diminuir a temperatura no interior da edificação com economia de energia, otimizando o de uso de aparelhos condicionadores de ar.

 

Tia de Lorraine, de 10 anos, Adriane Alves da Silva, 46, leva vinte minutos a pé para deixar a sobrinha na porta da escola:

 

— Não há como negar que a gente se sente muito mais segura com esse novo modelo. Parece que tudo está no seu lugar. Há muita harmonia aqui.  Sei disso porque tomo conta de crianças e sei quando o ambiente é muito bom.

 

Em funcionamento desde 2 de junho, a nova escola recebeu nove turmas com estudantes do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Ernesto Nazareth, em Campo Grande, que passou a integrar o sistema de tempo integral.  Nesta sexta, dia da inauguração, um total de 11 turmas com alunos até o 5º ano compõe o perfil da unidade que, a partir do ano que vem, deverá atingir a capacidade máxima de 24 turmas, com 720 alunos estudando em turno único de sete horas. A inclusão dos estudantes do 6º ano deverá ocorrer em 2017, de acordo com a estratégia da 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

 

Antes da inauguração, um grupo de 23 alunos do 4º ano encenou a coreografia ao som de "Herdeiros do Futuro", orientados pela professora Andressa Ribeiro. Entre os integrantes estava Raphael, de 9 anos, filho da atendente de caixa, Bruna Ramos dos Santos, 30, que atendeu ao pedido do filho:

 

 

— Foi meu filho quem fez questão de vir para cá. Ele estudava na Ernesto Nazareth, que era perto de casa, mas insistiu tanto que não teve jeito.  Notei que suas notas melhoraram e que ele está muito mais participativo, sem falar que a escola é uma graça.

 

O nome da escola é uma homenagem a uma das figuras mais conhecidas de Santíssimo e Campo Grande, Dulce Araújo. Chamada carinhosamente de Tia Dulce, a professora foi responsável pelo Educandário Paulo de Tarso, que funcionou de 1958 até 2011, onde matriculou vários alunos que não tinham condições de pagar a mensalidade. Amigos e parentes compareceram à cerimônia e descerraram a placa de inauguração junto com o prefeito e a secretária municipal de Educação.

 

— Minha mãe tinha um lema; educar para salvar. É uma honra ver o nome dela estampado numa escola comprometida com o futuro das crianças — disse a filha de Tia Dulce, a professora Aura Celeste Araújo.


 

Desde 2009, a prefeitura inaugurou ou reformou na 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que administra as escolas dos bairros de Campo Grande, Santíssimo, Inhoaíba, Senador Augusto Vasconcelos, Cosmos e adjacências, 26 Espaços de Desenvolvimento Infantil e 11 escolas. Até o fim de 2016, a expectativa é que toda a região receba mais 11 novas unidades, sendo seis EDIs e cinco escolas.

 

As Fábricas de Escolas do Amanhã estão instaladas em pontos estratégicos das zonas Norte e Oeste da cidade, nos bairros da Ilha do Governador, Vargem Grande, Bangu e Sepetiba. A localização facilita a logística de transporte e estocagem de material para as construções das escolas. Além de Campo Grande, Cosmos, Santíssimo e Inhoaíba, entre os bairros que serão beneficiados pelas fábricas estão Maré, Madureira, Manguinhos, Maria da Graça, Pavuna, Realengo, Santa Cruz, Jacarepaguá, Sepetiba e Nova Sepetiba.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços