Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura lança obra de clínica da família no Engenho de Dentro

30/10/2015 17:24:00  » Autor: Fotos: Beth Santos e Tarso Ghelli


A Prefeitura do Rio lançou, nesta sexta-feira (30/10), a obra da Clínica da Família do Engenho de Dentro, que será erguida na Rua Ramiro Magalhães no prazo de seis a oito meses. A nova unidade terá capacidade para atender 30 mil moradores da Região do Grande Méier e contará com dez equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal. Os recursos para a construção foram doados pela Câmara Municipal devido à economia orçamentária realizada pelos vereadores.

 

— As clínicas da família são lugares de prevenção às doenças para que as pessoas não precisem procurar o hospital em casos sem necessidade. Esta clínica representa melhora na qualidade de vida e vai contribuir para desafogar a emergência do Salgado Filho, hospital referência dessa região — explicou o secretário executivo de Coordenação de Governo, Pedro Paulo.

 

A nova unidade permitirá aos pacientes atendimento clínico, tratamento para diabetes, hipertensão, pré-natal, exames laboratoriais, cuidados com a saúde da criança, vacinação, entre outros. Outra vantagem é a distribuição gratuita de medicamentos e insumos de uma grade de 208 itens da Atenção Primária.

 


Na área externa, haverá uma academia carioca, com equipamentos que permitem a realização de exercícios sob a orientação de especialistas. Na parte interna, estão previstos a construção de consultórios, salas de ultrassonografia, raio-x, observação clínica, procedimentos, curativos, coleta, reunião, saúde bucal, auditório, farmácia e almoxarifado.

 

— Essa unidade terá capacidade de resolver 90% dos problemas de saúde das pessoas, inclusive casos emergenciais de otite, dor de cabeça, amidalite e outros. Quando não for possível resolver, a pessoa será encaminhada a um hospital ou policlínica — acrescentou o subsecretário Geral de Saúde José carlos Prado Júnior.

 

 

Acompanhada do marido Anderson e das filhas Ruth e Esther, a técnica de enfermagem Ana Paula Oliveira Bastos, 41 anos, participou da solenidade de lançamento da obra consciente de que a clínica da família vai melhorar a qualidade de quem mora na área.

 

 

— Já precisei de atendimento porque a minha filha sofre de bronquite e não foi fácil a minha peregrinação pela cidade. Essa obra simboliza que eu a minha família estamos sendo incluídos num sistema de saúde que funciona. Para mim, é realmente superimportante — disse ela, que mora a um quilômetro de distância da nova clínica.

 

 

O Grande Méier conta atualmente com dez clínicas da família, nove centros municipais de saúde, uma policlínica, duas unidades de pronto atendimento (UPA), dois hospitais, uma maternidade, um instituto de psiquiatria, cinco centros de atenção psicossocial, uma unidade de acolhimento e um centro de reabilitação. A cobertura de saúde da família da região é atualmente de 48,2%.

 

 

A unidade da Ramiro Magalhães é a 34ª da Área de Planejamento (AP) 3.2, integrada pelos bairros do Méier, Inhaúma, Higienópolis, Maria da Graça, Del Castilho, Engenho da Rainha, Tomás Coelho, São Francisco Xavier, Rocha, Riachuelo, Piedade, Sampaio, Engenho Novo, Jacaré, Lins de Vasconcelos, Todos os Santos, Cachambi, Engenho de Dentro, Água Santa, Encantado, Jacarezinho, Pilares. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é que a cobertura de atenção primária no Grande Méier chegue a 70% da população da área de em dezembro de 2016, após a inauguração de mais duas clínicas da família.

 

 

As clínicas da família fazem parte de um projeto pioneiro e inovador que permitiu a revolução histórica no setor de saúde da cidade. O Rio já conta com 77 clínicas da família inauguradas desde 2009. A meta é inaugurar mais 63 até o fim de 2016, alcançando uma cobertura de 70% da população pela Estratégia de Saúde da Família. Em 2008, o Rio era a capital brasileira com pior cobertura de saúde, com apenas 3,5% dos cariocas atendidos pela estratégia. Atualmente, já são 48,1% de cobertura da população, o que representa mais de 3 milhões de pessoas beneficiadas. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços