Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Ministro das Cidades e prefeito assinam liberação de verba para projetos de extensão da Transbrasil

15/10/2014 18:04:00  » Autor: Ricardo Albuquerque/Fotos: J.P.Engelbrecht


O prefeito Eduardo Paes e o ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, assinaram na tarde desta quarta-feira (15/10) a liberação de R$49,8 milhões do Governo Federal para o desenvolvimento dos projetos de extensão de trechos dos BRTs (Bus Rapid Transit) Transbrasil e Transoeste. Os repasses são recursos do Orçamento Geral da União (OGU), através da Caixa Econômica Federal. A primeira fase da Transbrasil, que ligará o Centro a Deodoro, já está licitada. Primeiro corredor exclusivo para ônibus articulados do Rio, a Transoeste liga a Barra da Tijuca a Campo Grande, passando por Santa Cruz, e já transporta 180 mil passageiros por dia.

 



— A obra da Transbrasil será um grande desafio por se tratar da Avenida Brasil, uma das vias mais movimentadas da cidade. Mas, como é um BRT muito importante, vai valer a pena no futuro. Essa e todas as obras de mobilidade urbana se tornaram possíveis graças à parceria com o Governo Federal. Em 2016 vamos entregar 150 quilômetros de BRTs na cidade - disse Paes.

 




O trecho já licitado da Transbrasil, entre o Caju e Deodoro, está sob a responsabilidade da Secretaria municipal de Obras. Caberá à Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) a construção do trecho entre a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont, no Centro.

 



O projeto para a ampliação da Transbrasil prevê ainda a ligação de Deodoro a Santa Cruz, onde a Transbrasil se encontrará com a Transoeste. O outro projeto indica a construção de um novo BRT, que fará um corte transversal na cidade, ligando a Transoeste, na altura de Guaratiba, até a Transbrasil, na região de Campo Grande. Segundo o prefeito, esse projeto beneficiária cerca de 1,2 milhão de pessoas:

 

 

— O corte transversal é importante por ser a região de maior extensão territorial da cidade, além de ser a mais pobre. Esse projeto beneficia cerca de 1,2 milhão de pessoas, promovendo uma integração entre as vias de corredores expressos.

 

 



O ministro das Cidades, Gilberto Magalhães Occhi, reconheceu a importância de apoiar os projetos dos BRTs no Rio.

 



— Esse aporte financeiro vai contribuir na interligação de regiões da cidade, como a Zona Oeste, trazendo soluções de transporte público para a população. Temos certeza de que esse investimento significativo representa uma grande conquista para todos.

 

 

 

 


BRT TRANSBRASIL TRECHO DEODORO/ SANTA CRUZ


A concepção do corredor Expresso Transbrasil é a implantação de um corredor segregado para transporte coletivo troncal pela Avenida Brasil, além de ampliar a capacidade atual desta importante via estrutural da cidade com a duplicação das pistas neste trecho de Deodoro a Santa Cruz. As novas pistas laterais deverão ter características de vias coletoras, enquanto as pistas centrais deverão ser consideradas como vias expressas com controle de acessos. Esta seção transversal proposta está de acordo com as seções previstas no primeiro trecho da Transbrasil, que está em fase de implantação.

O Terminal Deodoro já está projetado para absorver o novo trecho do Corredor BRT TRANSBRASIL, integrando o mesmo ao Corredor BRT TRANSOLÍMPICO e ao ramal de trens da SUPERVIA. Os acessos de pedestres para as futuras estações serão realizados por passarelas especialmente projetadas para cada estação em função da sua demanda.

 

 

 

 


BRT LIGAÇÃO “B” TRECHO AVENIDA BRASIL / AVENIDA DAS AMÉRICAS

A concepção do Corredor Expresso de BRT LIGAÇÃO “B” é a implantação um corredor segregado para transporte coletivo troncal pelo alinhamento de vias urbanas existentes, onde se destacam a Estrada Rio-São Paulo, Estrada Rio do “A”, Estrada do Monteiro e Estrada do Magarça, além de ampliar a capacidade atual destas vias arteriais da cidade. As novas pistas deverão manter as características de vias arteriais urbanas, entretanto com a implantação do Corredor Segregado de transporte público. Esta seção transversal proposta está de acordo com as seções previstas para o Corredor BRT TRANSCARIOCA, que está em fase de implantação, e assemelha-se em sua concepção a atual proposta.

 

Deverá ser prevista uma ligação deste Corredor com o Terminal Campo Grande, que está em fase de projeto para sua implantação, o que permitirá a integração ao Corredor BRT TRANSOESTE e ao ramal de trens da SUPERVIA em Campo Grande. Por se tratar de via urbana, os acessos de pedestres para as futuras estações serão realizados na sua grande maioria por travessias semaforizadas, entretanto em situações específicas, estes acessos deverão ser realizados por passarelas especialmente projetadas para a estação em função da sua demanda. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços