Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Previ-Rio Bilíngue já forma primeira turma de alunos da língua inglesa

07/10/2014 17:52:00  » Autor: Helena Soares /Fotos: Raphael Lima e Arquivo Pessoal


Obter uma bolsa integral para estudar um idioma pode, além de oferecer oportunidades futuras, proporcionar uma vivência de intercâmbio no exterior nunca imaginada, como aconteceu com Victoria Oliveira Pelegrino, 18 anos, que cursa o último ano do Ensino Médio nos Estados Unidos. A jovem faz parte do projeto Previ-Rio Bilíngue, que desde 2011 financia integralmente cursos de inglês para dependentes de servidores da prefeitura segurados do Instituto de Previdência e Assistência (Previ-Rio). O projeto conta com mais de 15 mil estudantes e está em fase de conclusão da formação das primeiras turmas.

 

 

 

Victoria já estudava inglês há dois anos quando surgiu o projeto. Participando do programa desde o início, a jovem completou o curso ao final do primeiro semestre deste ano. Victoria fez as malas e partiu do Brasil no dia 7 de setembro para completar o ensino médio na Houston Academy for International Studies, no Texas. O retorno está marcado para o dia 30 de junho de 2015. Além do inglês fluente, um dos requisitos para se candidatar era estudar em escola pública. Após o processo de inscrição, provas e entrevistas, a aluna conseguiu uma bolsa de 100% para o intercâmbio em Houston. 

 

 

 

- O curso financiado pelo Previ-Rio foi fundamental para ela conseguir essa oportunidade. O esforço da minha filha foi reconhecido e fico muito feliz por isso. Tenho certeza de que quando ela voltar para o Brasil terá muito mais oportunidades – comemorou a mãe da estudante, Ivanilde de Oliveira, que tem outros dois filhos matriculados no projeto. 

 

 


O Previ-Rio Bilíngue tem o objetivo de formar alunos plenamente capacitados na língua inglesa, a fim de ajudar a cidade a receber visitantes em grandes eventos, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O programa tem convênio com os principais cursos de idiomas do Rio, entre eles Ibeu, Cultura Inglesa, Yes e Wizard.

 

 


A cada semestre, o servidor inscrito tem de renovar a matrícula do seu dependente na instituição desejada, sendo obrigatórios a frequência e o bom aproveitamento do aluno. As últimas turmas do programa se formam antes da Olimpíada de 2016.

 

 

- O projeto Previ-Rio Bilíngue, um dos mais novos benefícios oferecidos pelo Instituto aos seus segurados, teve enorme aceitação desde o seu lançamento, sendo um importante complemento na capacitação dos dependentes dos nossos servidores, o que lhes têm trazido bastante satisfação. Além disso, o programa, por ter convênio com os principais cursos espalhados por toda a cidade, está permitindo a formação de uma ampla rede de jovens habilitados na língua inglesa, aptos a receber os estrangeiros que visitam o Rio – disse o diretor de Previdência e Assistência do Previ-Rio, José Paulo de Carralas Grelo. 

 

 

Outro exemplo de sucesso do projeto é o estudante Pedro Vitor de Oliveira Martins, 18 anos, filho da professora da rede municipal Claudenir Oliveira. O jovem foi o único aluno do Previ-Rio Bilíngue na região de Jacarepaguá a conseguir, com mérito, a Certificação Internacional através da Prova da Universidade de Cambridge. Pedro Vitor está há dois anos e seis meses na Cultura Inglesa cursando o idioma e irá completar o nível intermediário do curso no final desse ano. 

 

- Preparei-me muito bem nos meses anteriores ao exame refazendo provas dos últimos anos. Estou muito orgulhoso com o meu esforço de anos sendo reconhecido nessa certificação com mérito. Comecei o curso para melhorar minha fluência, mas já enxergo melhores possibilidades de trabalho no futuro e não descarto dar aulas de inglês também – contou Pedro Vitor.

 

O que ainda é uma possibilidade para Pedro Vitor já se concretizou para Yuri Soares da Conceição. Ele também é beneficiado pelo Previ-Rio Bilíngue e, devido ao seu bom desempenho, foi convidado pelo Wizard, curso em que estuda, a dar aulas em duas unidades. O aluno de 19 anos está terminando o curso e já leciona inglês para adultos iniciantes. Antes de se inscrever no projeto ele estudava sozinho em casa o básico do idioma.

 

- Aproveitei a oportunidade e não me arrependo. Dar aulas é muito interessante, porque eu coloco à prova tudo o que aprendi e também posso contar com a ajuda e apoio dos outros professores. Ensinar os alunos me deu uma noção maior de responsabilidade – explicou Yuri, que pretende, para o futuro, dar aulas de química em escolas bilíngues.


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços