23/09/2014 13:33:00 » Autor: Helena Soares/Fotos: Ricardo Cassiano
O GaleRio, plataforma oficial de arte urbana da cidade do Rio de Janeiro, participa com arte e conscientização da Semana Nacional de Trânsito, comemorada de 18 a 25 de setembro. Inspirados no tema da campanha deste ano - "A Cidade para as Pessoas" -, cinco artistas plásticos grafitaram o muro da estação Vicente de Carvalho do Metrô. A ação teve início nesta segunda-feira (22/09), Dia Mundial Sem Carro.
A escolha do muro se deve à sua localização, em frente à estação do BRT TransCarioca Vicente de Carvalho, e ao grande fluxo de veículos e pedestres no entorno. A arte traz mensagens sobre respeito e educação, indicando a importância do cidadão no trânsito e no espaço público em geral. Para grafitar o painel de mais de 50 m², o GaleRio convocou os artistas Carlos Bobi, que utiliza a técnica surrealismo; KajaMan, que mescla elementos gráficos e natureza; Bunnys, com desenhos ilustrativos; Nextwo, com realismo e elementos da natureza; e Heitor Corrêa, com realismo.
- Os cinco grafiteiros escolhidos têm estilos bem diferentes, mas que se complementam. Decidimos fazer um painel que não descaracterizasse a linguagem do grafite e ao mesmo tempo fosse conectado com o tema da educação no trânsito. Apesar de ser colorido, o muro passa a mensagem, chamando a atenção da população sobre a importância de respeitar a sinalização e evitar acidentes – explicou o curador da ação, Carlos Bobi.
A ação visa a atingir, principalmente, os pedestres que utilizam a passarela do metrô. Além de despertar a consciência sobre a importância de respeitar a sinalização e atravessar na faixa, a ação também tem como objetivo estimular formas alternativas de deslocamento ao carro, como bicicleta, caminhada e transporte público. O muro decorado com o trabalho dos artistas chamou a atenção de Amanda Rabetim, que passa pelo local todos os dias.
- Eu achei bem interessante, o problema é as pessoas respeitarem. Essa ação ajuda a conscientizar e desperta a atenção de quem passa por aqui, mas a mudança de fato precisa partir das pessoas – disse Amanda.
O estado do Rio tem a segunda maior frota de veículos motorizados do país (cerca de 5,5 milhões em 2011). Dados da CET-Rio apontam que cerca de três pessoas morrem por dia em acidentes no trânsito na cidade do Rio de Janeiro. O pedestre é a maior vítima dos acidentes: a cada uma hora e meia uma pessoa é atropelada e atendida pelo serviço de Grupamento de Socorro e Emergência. Destas, metade vai para internação e uma delas morrerá. O artista Heitor Corrêa decidiu retratar em seu grafite no muro essa realidade:
- O personagem central é um animal que foi atropelado na rua. Dentro dele, estão casas representando as famílias que já sofreram com a morte de alguém no trânsito. Além disso, adicionei uma fumaça que representa o impacto no momento do acidente. Com essa arte busco chamar a atenção das pessoas, não de forma negativa, mas para fazê-las pensarem melhor antes de agir.
Para realizar esta ação, o GaleRio conta com a parceria da Sherwin-Williams na doação de mil latas de spray Colorgin | Arte Urbana e tintas Metalatex Eco, que utilizam água como solvente.
Sobre o GaleRio
O GaleRio é a plataforma oficial de arte urbana da cidade do Rio de Janeiro. Braço de cultura do Instituto EixoRio - núcleo de articulação urbana da Prefeitura do Rio de janeiro -, o GaleRio será a maior galeria de arte urbana a céu aberto do mundo. Até 2016, os muros que margeiam os 40,4 quilômetros da Linha 2 do Metrô e permeiam 15 bairros da Zona Norte, de São Cristóvão à Pavuna, serão tomados por painéis elaborados por mais de 100 grafiteiros. A primeira fase, finalizada no início de maio, contemplou quatro estações: Del Castilho, Inhaúma, Colégio/Coelho Neto e Triagem. Em cada uma delas, uma referência ou tema relativo ao bairro serviu de inspiração para a arte. O GaleRio teve início em 27 de março, quando a cidade comemorou o Dia do Grafite, oficializado no decreto Graffiti Rio, elaborado pelos próprios grafiteiros em articulação com o EixoRio e assinado pelo prefeito Eduardo Paes em fevereiro. A data foi comemorada na estação de metrô Inhaúma.
Imagens relacionadas:
