Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura implode mais um trecho do Elevado da Perimetral

15/04/2014 17:49:00  » Autor: Fotos: Beth Santos


A Prefeitura do Rio vai implodir, no domingo de Páscoa (20/04), às 7h da manhã, um trecho de 300 metros do viaduto da Perimetral, na altura da Praça Mauá. Com a nova implosão, começa a terceira etapa de remoção do viaduto, compreendido entre o prédio da Polícia Federal (altura da Rua Edgar Gordilho) e no 1º Distrito Naval na (Odontoclínica da Marinha), em frente à Praça Mauá. Para este trecho, a técnica da implosão é a mais indicada devido à característica construtiva composto por três vãos de concreto armado com cabos de aço.

 

O anúncio da implosão da Perimetral foi feito pelo prefeito Eduardo Paes, nesta terça-feira (15/04), no Palácio da Cidade. Para Paes, esse feriado prolongado é uma boa oportunidade para realizar intervenções importantes na cidade, que está em plena transformação.

 

—  A implosão deste trecho da Perimetral é muito menos impactante que a anterior e rapidamente a região voltará ao quadro de normalidade  — disse o prefeito.

 

Em novembro do ano passado, foi implodido o primeiro trecho de 1.050 metros entre as ruas Professor Pereira Reis e Silvino Montenegro. Em fevereiro, começou a segunda etapa do processo de remoção da Perimetral com a retirada dos 1.163 metros por demolição a frio (desmonte) da Praça Mauá à Avenida General Justo.

 

Equipes da Prefeitura do Rio, da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e da Concessionária Porto Novo – que envolvem profissionais das áreas de Obras, Tráfego, Responsabilidade Social, Limpeza, secretarias de Desenvolvimento Social (SMDS), Transportes (SMTR) Defesa Civil, Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) e Guarda Municipal – garantem a segurança do processo. Como na primeira etapa, a implosão será controlada por equipamentos e tecnologia de ponta, como sismógrafos que monitoram os efeitos da detonação.

 

Segundo o secretário Municipal de Transporte, Alexandre Sansão, a interdição na Zona Portuária será simples, as pessoas só precisam ficar atentas as intervenções no trânsito:

 

- As pessoas precisam ficar atentas para não se dirigirem à região, principalmente de carro, porque haverá uma série de desvios de trânsito que, por mais sinalizados que estejam, sempre conferem algum transtorno.

 

Dentre as medidas de segurança programadas, telas e tapumes de proteção serão instalados ao longo de todo trecho da implosão. Vistorias cautelares na área de influência em todos os prédios do entorno asseguram o monitoramento das condições de cada imóvel. Alguns edifícios receberão tratamento especial, como o Museu de Arte do Rio (MAR), muito próximo à área de implosão, que não abrirá as portas ao público de 20 a 24 de abril.

 

Após a implosão, equipes da Prefeitura do Rio e da Concessionária Porto Novo, empresa responsável pela execução das obras e prestação dos serviços públicos da Operação Urbana Porto Maravilha, farão a limpeza do trecho para liberação da Avenida Rodrigues Alves. O serviço de retirada de entulho vai durar quatro dias e a previsão é de que a Rodrigues Alves seja reaberta às 5h do dia 24 de abril, quinta-feira.

 

Assim como na implosão do primeiro trecho da Perimetral,  moradores, trabalhadores e comerciantes na região de influência direta (a menos de 150 metros da área da implosão) deverão deixar seus imóveis antes da ação, a partir das 5h da manhã do dia 20. Equipes farão varredura do local e todos os imóveis da área de influência deverão estar desocupados até as 6h.

 

Aproximadamente 300 pessoas serão deslocadas de seus estabelecimentos antes da detonação, número reduzido pelo fato de a operação ser em um domingo e durante um feriado, quando grande parte do comércio estará fechado. Equipes da Concessionária Porto Novo e da Secretaria Municipal da Defesa Civil vão orientar a população sobre a saída dos imóveis e guiá-la até o ponto de encontro preestabelecido.

 

 Passo a passo da implosão

 

1º Passo

Colunas de pneus e berços de areia instalados sob o viaduto reduzem o impacto sobre o solo onde o trecho implodido cairá já todo triturado

 

2º Passo

Todos os postes, fiação e placas de trânsito do Elevado da Perimetral são removidos e encaminhados para reaproveitamento em outras áreas da cidade

 

3º Passo

Técnicos posicionam os explosivos para romper apenas os pilares de sustentação do Elevado da Perimetral

 

4º Passo

Telas de proteção e tapumes instalados no trecho a ser implodido evitam o lançamento de fragmentos

 

5º Passo

Todos devem respeitar os limites de segurança estabelecidos no dia

 

6º Passo

Sirenes marcam as fases da operação:

 

TOQUE

MENSAGEM

30 minutos antes para bloqueio total das vias

10 minutos antes da implosão após inspeção final da área para liberação do procedimento

5 minutos antes da implosão como toque de atenção

Toque longo no horário da implosão para acionar o detonador

Após a checagem total para liberação da área

 

7º Passo

Após o quarto toque da sirene, ouve-se um barulho mais forte: é o rompimento dos pilares da Perimetral e a queda do concreto amortecida pelos pneus e colchões de areia

 

8º Passo

Todo concreto removido é reciclado para reaproveitamento nas obras de pavimentação das ruas da região

 

 

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

 

INTERDIÇÕES:

 

Das 23h59 de 17 de abril de 2014  até as 4h do dia 24 de abril de 2014:

 

I – Avenida Rodrigues Alves entre a Rua Edgard Gordilho e a Praça Mauá;

II – Praça Mauá entre a Avenida Rio Branco e a Avenida Rodrigues Alves;

III – Avenida Venezuela entre a Avenida Barão de Tefé e a Avenida Edgard Gordilho

 a) Está autorizado o acesso local para os moradores na via indicada no item III.

 

 

Dia 20 de abril de 2014, das 5h às 9h:

 

I – Avenida Rio Branco entre a Avenida Visconde de Inhaúma e a Praça Mauá;

II – Rua Barão de Tefé entre a Avenida Rodrigues Alves e a Avenida Venezuela;

III – Rua Coelho e Castro, toda extensão;

IV – Rua Aníbal Falcão, toda extensão;

V – Rua Argemiro Bulcão, toda extensão;

VI – Avenida Venezuela entre a Avenida Barão de Tefé e a Praça Mauá;

VII – Rua Sacadura Cabral entre a Avenida Barão de Tefé e a Avenida Venezuela.

 

Das 4h do dia 24 de abril de 2014  até as 4h do dia 5 de maio de 2014:

 

I - Avenida Rodrigues, pista junto ao Píer, sentido Avenida Brasil, entre a Praça Mauá e a edificação de nº 20;

 

 

ALTERAÇÕES DE CIRCULAÇÃO VIÁRIA:

 

I – Duplo sentido de circulação viária na Rua Sacadura Cabral, entre a Rua Barão de Tefé e a Avenida Venezuela, no dia 20 de abril de 2014, das 5h às 9h exclusivamente para acesso local de moradores;

 

II – Inversão da circulação viária na Avenida Venezuela entre a Avenida Rio Branco e a Rua Edgard Gordilho, que passará a funcionar no sentido da primeira à segunda, das 23h59 do dia 17 de abril de 2014 até as 4h do dia 24 de abril de 2014.

 

III - O acesso à Avenida Venezuela, trecho entre a Avenida Barão de Tefé e a Rua Edgard Gordilho, estará restrito a moradores e comerciantes locais. O tráfego geral deverá ocorrer pela Rua Coelho e Castro.

 

No dia da implosão, haverá bloqueio de ruas próximas para delimitação do perímetro de segurança e reordenamento do tráfego das 5h às 9h.

 

 

EFETIVO E EQUIPAMENTOS NA OPERAÇÃO:

A operação de trânsito e auxílio aos motoristas mobilizará 30 agentes da Porto Novo, 10 da Guarda Municipal e 20 da CET-Rio, além de 10 veículos operacionais, entre motos e pick-ups. Serão também utilizados 15 painéis de mensagens variáveis, entre fixos e móveis, para veiculação de mensagens sobre as melhores rotas e os desvios. Faixas e placas complementam as informações e sobre a regulamentação de trânsito.

 

   

ROTAS ALTERNATIVAS:

 

Os veículos deverão evitar circular na região da Praça Mauá e adjacências, no entanto, caso a movimentação seja necessária, deverão acessar as  seguintes rotas:

 

No sentido Norte–Sul: os veículos que vêm pela Via Binário do Porto deverão acessar a Avenida Venezuela até a Avenida Barão de Tefé, onde seguirão para a Rua Camerino, Avenida Passos, Avenida República do Paraguai, Rua Teixeira de Freitas e Aterro do Flamengo;

 

No sentido Norte–Centro: a partir da Rua Camerino (rota indicada acima) poderão acessar a Avenida Pres. Vargas ou então a partir da Avenida República do Paraguai  deverão seguir pela Rua Evaristo da Veiga;

 

Nos sentidos Centro – Norte e Sul–Norte: os veículos que chegam pela Rua Primeiro de Março em direção à Via Binário do Porto poderão seguir pela Rua Visconde de Inhaúma, Avenida Rio Branco, Praça Mauá, Avenida Venezuela (com sentido invertido), Rua Edgard Gordilho, Avenida Rodrigues Alves, Rua Silvino Montenegro e Via Binário do Porto. No dia do evento, das 5 às 9h, os veículos que chegam pela Rua Primeiro de Março deverão seguir exclusivamente pela Avenida Pres. Vargas, Praça Cristiano Otoni, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Correa e Via Binário do Porto.

 

 

RECOMENDAÇÃO IMPORTANTE:

 

É muito importante que os motoristas respeitem a sinalização e as orientações dos agentes operadores de tráfego, evitando transitar nos arredores da área interditada, principalmente na data da implosão.

 

 

TRANSPORTES:

 

Alteração do itinerário de ônibus municipais e intermunicipais e pontos finais e de parada

 

Da 0h de sexta-feira (18/04) às 4h de quinta-feira (24/04)

 

1) As linhas municipais provenientes da Via Binário do Porto, que circulam na Avenida Venezuela/Praça Mauá/Rua Acre/Rua Uruguaiana, com destino ao Centro ou à Zona Sul, via Avenida Rio Branco (linhas 261, 322, 349, 350, 351, 361, 374, 376, 377, 384, 385, 957, 2101, 2112, 2304, 2331 e 2346), vão praticar o seguinte itinerário: Via Binário do Porto, Avenida Venezuela, Avenida Barão de Tefé, Rua Camerino, Avenida Marechal Floriano, Rua Uruguaiana

 

► Os pontos de parada localizados na Avenida Venezuela (entre a Avenida Barão de Tefé e a Praça Mauá) e na Rua Acre estarão desativados. Serão utilizados os pontos de parada existentes Avenida Barão de Tefé (em frente ao Cais do Valongo), na Rua Camerino e na Avenida Marechal Floriano (próximo ao nº 63);

 

2) As linhas municipais provenientes da Praça Mauá, que circulam na Avenida Barão de Tefé/AvenidaVenezuela/Praça Mauá/Rua Acre/Rua Uruguaiana, com destino à Zona Sul, via Avenida Rio Branco (linhas 123 e2014), vão praticar o seguinte itinerário:  Avenida Rio Branco, Rua Acre, Rua Uruguaiana

 

► Os pontos de parada e pontos finais localizados na Avenida Venezuela (entre a Avenida Barão de Tefé e a Praça Mauá)estarão desativados. Será utilizado o ponto de parada existente na Rua Acre (próximo ao nº 60);

 

3) As linhas municipais provenientes do bairro do Santo Cristo ou do Túnel João Ricardo, que circulam na Rua Sacadura Cabral/Praça Mauá/Rua Acre/Rua Uruguaiana,  com destino ao Centro ou à Zona Sul, via Avenida Rio Branco (linhas 010, 127, 128, 170, 180, 190, 222, 318, 442, 443, 2017 e 2018), vão praticar o seguinte itinerário: Rua Sacadura Cabral, Avenida Barão de Tefé, Rua Camerino, Avenida Marechal Floriano, Rua Uruguaiana

 

► Os pontos de parada localizados na Rua Sacadura Cabral (entre a Avenida Barão de Tefé e a Praça Mauá) e na Rua Acre estarão desativados. Serão utilizados os pontos de parada existentes na Rua Sacadura Cabral (em frente ao Hospital dos Servidores), na Rua Camerino e na Avenida Marechal Floriano (próximo ao nº 63);

 

4) A linha municipal proveniente da Praça Mauá, que circula na Avenida Barão de Tefé/Rua Sacadura Cabral/Praça Mauá/Rua Acre/Rua Uruguaiana, com destino à Zona Sul, via Avenida Rio Branco (linha 119), vai praticar o seguinte itinerário: Avenida Rio Branco, Rua Acre, Rua Uruguaiana

 Os pontos de parada localizados na Rua Sacadura Cabral (entre a Avenida Barão de Tefé e a Praça Mauá) estarão desativados. Será utilizado o ponto de parada existente na Rua Acre (próximo ao nº 60);

 

5) As linhas intermunicipais provenientes do bairro do Santo Cristo ou do Túnel João Ricardo, que circulam na Rua Sacadura Cabral/Rua Edgard Gordilho, com destino à Avenida Rodrigues Alves, não terão seus itinerários, pontos de parada e pontos finais alterados;

 

6) As linhas municipais e intermunicipais provenientes da Avenida Rio Branco/Praça Mauá, que circulam na Avenida Rodrigues Alves, com destino à Ponte Rio Niterói e à Avenida Brasil, vão praticar o seguinte itinerário:Avenida Rio Branco, Avenida Venezuela (trecho com sentido da mão de direção invertido), Rua Edgard Gordilho, Avenida Rodrigues Alves

 

► O ponto de parada localizado na Avenida Rodrigues Alves (entre a Praça Mauá e a Rua Edgard Gordilho) estará desativado. Será utilizado ponto de parada provisório localizado na Avenida Venezuela (antes da esquina com a Rua Edgard Gordilho).

 

 

Das 5h às 9h de domingo (20/04)

 

1) As linhas municipais e intermunicipais, provenientes da Avenida Rio Branco ou da Rua Primeiro de Março, com destino ao bairro do Santo Cristo, à Ponte Rio Niterói ou à Avenida Brasil, vão seguir pela Avenida Presidente Vargas, Praça Cristiano Otoni, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Correa e Via Binário do Porto ou Rua Barão da Gamboa (conforme seus destinos);

 

2)  As linhas intermunicipais provenientes do bairro do Santo Cristo ou do Túnel João Ricardo, que circulam na Rua Sacadura Cabral/Rua Edgard Gordilho/Avenida Rodrigues Alves, vão seguir pela Avenida Barão de Tefé, Rua Camerino, Avenida Presidente Vargas, Praça Cristiano Otoni, Rua Bento Ribeiro, Túnel João Ricardo, Rua Rivadávia Correa e Via Binário do Porto.

 

Das 4h do dia 24/04 às 4h do dia 05/05

 

1) O ponto de parada na Avenida Rodrigues Alves, entre a Praça Mauá e a Rua Edgard Gordilho, estará desativado. Serão utilizados os pontos existentes na Avenida Rio Branco e na Avenida Rodrigues Alves (no trecho posterior à Rua Edgard Gordilho, na pista junto aos armazéns)

 

 

VIA EXPRESSA:

 

As obras de substituição da Perimetral fazem parte do novo plano de mobilidade urbana da Prefeitura do Rio para a região do Porto Maravilha. O modelo implanta novas vias e estabelece conceito de mobilidade que privilegia o transporte público sustentável e integrado.

 

Com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2016, a Via Expressa terá 5.050 metros de extensão, 2.890 metros deles em túnel. Com três faixas em cada sentido ligando o Mergulhão da Praça XV à rodoviária, a via não terá saídas intermediárias e servirá a quem pretende se deslocar da Zona Sul a Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói sem entrar no Centro. Combinada à Via Binário do Porto (responsável pela distribuição interna do tráfego e seus acessos à região central, em operação desde 2 de novembro de 2013) a Via Expressa trará aumento de 27% na capacidade de tráfego local.

 

A construção do Túnel da Via Expressa – o maior túnel rodoviário urbano do País – permitirá a implantação de um passeio público de 2,6 quilômetros do Armazém 8 à Praça XV em 61 mil metros quadrados. Parte dos 17 km em ciclovias e trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) passará por esse novo trecho que ganhará tratamento urbanístico novo, com arborização.


Arquivos relacionados:
  » Perimetral.pdf -   - 




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