22/08/2013 08:16:00
Criado com o objetivo de reduzir a mortalidade materno-infantil e incentivar o pré-natal, o programa Cegonha Carioca, da Secretaria Municipal de Saúde, já beneficia 88 mil mulheres. Através dele, as gestantes puderam visitar com antecedência as maternidades onde tiveram seus filhos e receberam um kit com roupas para os recém-nascidos. Quando foi lançado, em dezembro de 2011, o programa chegava a apenas duas regiões – Rocinha e a área de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Hoje, já atende toda cidade.
Além do kit para os bebês, as gestantes contam com uma ambulância exclusiva para levá-las até a maternidade. O transporte é acionado por meio de uma central telefônica, que funciona 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana e feriados, e conta com uma equipe de enfermeiros-obstetras para orientar as pacientes. Até o momento, mais de 12 mil mulheres foram beneficiadas pelo Transporte Cegonha.
O Cegonha Carioca é um projeto pioneiro, que ampliou o atendimento oferecido às gestantes da cidade, além de estimular a realização do pré-natal completo e diminuir as complicações evitáveis. O programa preconiza a humanização do atendimento. As maternidades contam com espaços para relaxamento durante o pré-parto e a gestante pode escolher um acompanhante de sua preferência para a hora do parto.
Após o nascimento, as fotos dos recém-nascidos nas maternidades municipais podem ser acessadas no Bebê Carioca, página acessada pelo site da Prefeitura do Rio. Informações como peso, altura, data e horário do nascimento também estão disponíveis para que esse momento seja compartilhado com toda família.