Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Zona Oeste ganha mais três Espaços de Desenvolvimento Infantil

16/08/2013 15:48:00  » Autor: Juliana Romar/Fotos: Ricardo Cassiano


A Prefeitura do Rio inaugurou nesta sexta-feira (dia 16) três novos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) na Zona Oeste, ampliando em mais 650 vagas o atendimento em creche e pré-escola. Com as novas unidades de Bangu, na Vila Aliança, e  de Campo Grande (duas), a região passa a contar com 59 EDIs, sendo 11 em Campo Grande e sete em Bangu.

 

As cerimônias de inauguração reuniram o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Adilson Pires; o gerente de Projetos Especiais da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação, Eduardo Pádua; o subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira; e familiares dos homenageados.

 

Nas três unidades, focadas num novo modelo de atendimento à primeira infância, crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses serão estimuladas a desenvolver a aprendizagem a partir da convivência com os livros e de materiais apropriados.

 


- É um orgulho enorme inaugurar esses espaços voltados para a Educação Infantil. Muitos pais trabalham e acabam deixando os filhos com parentes que cuidam de seus filhos com muito carinho, mas fica faltando alguma coisa. As crianças precisam desenvolver a mente e o intelecto, que vão ajudar na formação dos cidadãos do futuro e, aqui nos EDIs, há o aspecto pedagógico que vai ajudar nesse desenvolvimento - disse Adilson Pires.

 

O EDI João Gomes, em Bangu, terá capacidade para atender até 150 crianças, enquanto os EDIs Professora Sirléia Silva Reis e Professora Eugênia de Almeida de Azevedo, em Campo Grande,  atenderão 200 crianças na creche e 50 na pré-escola.

 

A camareira Debora Aguiar pretende ser uma das primeiras a chegar no EDI Professora Eugênia de Almeida de Azevedo para matricular a pequena Luiza Helena, de 10 meses:

 

- Amei essa creche, muito linda, bem bolada e arejada. Depois que a Luiza nasceu eu tive que parar de trabalhar porque não tinha ninguém que pudesse ficar com ela para mim. Mas não vejo a hora de voltar para o mercado de trabalho e, agora, com essa creche maravilhosa, estou bastante confiante. Sei que poderei deixar minha filha aqui despreocupada porque ela será muito bem cuidada.

Os três EDIs contam com salas de atividades, berçários, lactário, fraldário, solário, sala de amamentação, refeitório, além de áreas administrativas e pátios equipados com brinquedos e materiais educacionais. Para garantir um atendimento de qualidade, cada sala de atividade nas creches conta com um professor de Educação Infantil e também com uma biblioteca/brinquedoteca especializada na Primeira Infância. As unidades têm ainda uma Sala de Primeiros Atendimentos, onde um agente de saúde irá verificar a carteira de vacinação e fornecer orientações de higiene às crianças e também aos responsáveis, entre outras atribuições.

 

As inscrições para matrículas, que ainda serão submetidas a sorteio, poderão ser realizadas a partir da próxima segunda-feira (19/08), às 7h, em cada unidade: EDI João Gomes (Rua do Desenhista, s/n°), EDI Profª Eugenia de Almeida Azevedo (Rua Setecentos e Quatro, s/nº, Conj. Elisa Maria) e EDI Profª Sirlea Silva e Reis (Rua João Gualberto Braga, s/nº, Bairro Silvestre). Os responsáveis deverão levar um documento, a certidão de nascimento do filho e o Cartão Família Carioca, caso a família seja beneficiária do programa.

 

Desde 2009, a Prefeitura do Rio vem ampliando a oferta de vagas em creche em toda a cidade. Já foram criadas 26.193 novas vagas, contando com as inaugurações desta sexta-feira. Neste mesmo período, 116 EDIs foram construídos. Até 2016, estão previstas a criação de 30 mil novas vagas para a Educação Infantil e a inauguração de mais 102 EDIs.  


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços