Número de bicicletas sobe de 600 para 2600 nas estações
14/06/2013 08:38:00 » Autor: Fotos: Gustavo Rampini
A Prefeitura do Rio publicou nesta sexta-feira (14/06), no Diário Oficial do Município, o edital de licitação para a ampliação do programa Bike-Rio de aluguel de bicicletas. Pelo novo contrato, a cidade irá receber 200 novas estações, além das 60 já existentes, ampliando o total de 600 bicicletas para 2600 unidades.
De acordo com o secretário chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Carvalho, a nova fase do programa tem como objetivo ampliar o uso das bicicletas para outras regiões da cidade:
- Além do uso para situações de lazer, vamos desenvolver o programa como um novo modal de transporte público, integrá-lo com ônibus, metrô e barcas para que os usuários possam utilizá-lo diariamente, para se deslocarem para o trabalho.
De acordo com o edital, a entrega de documentação por parte das empresas interessadas será no dia 18 de julho. O novo contrato de permissão será de 5 anos renováveis por mais cinco.
Os primeiros locais que vão receber as novas estações são os Núcleos Olímpicos, como a Barra, o Engenhão e a Região Portuária. A localização exata das estações será definida em até 30 (trinta) dias após a assinatura do contrato. Pela previsão, a Zona Sul terá 60 estações; na região do Centro, Maracanã e Tijuca serão 100 estações; na Barra e nos núcleos olímpicos serão outras 100 estações.
O Bike Rio foi inaugurado em 28 de outubro de 2011. Atualmente, o projeto de compartilhamento de bicicletas é desenvolvido pela empresa concessionária Serttel em parceria com o Itaú, com contrato vigente até setembro.vAté o momento, o programa contabiliza mais de 1.800.000 viagens, mais de 160 mil usuários cadastrados e uma média de 10 mil viagens por dia (média de 3,5 km por viagem).
Imagens relacionadas:
