Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Vila Olímpica integra moradores de Vila Isabel

Atividades esportivas e culturais gratuitas atraem público para o espaço revitalizado pela prefeitura


21/02/2013 18:58:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Ricardo Cassiano


Os moradores da Zona Norte contam com um importante espaço para práticas esportivas, lazer e entretenimento na Vila Olímpica Artur da Távola, em Vila Isabel. O equipamento, localizado dentro do Parque Recanto do Trovador – no antigo Jardim Zoológico - fica próximo à UPP do Morro dos Macacos, pacificado em novembro de 2010, e busca integrar a comunidade através do esporte e de atividades culturais.
 

Recuperada pela Prefeitura do Rio há pouco mais de um ano, a Vila Olímpica Artur da Távola, vinculada à Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, conta atualmente com cerca de 3.500 frequentadores e 60 funcionários entre professores de educação física, fisioterapeutas, auxiliares de enfermagem e médicos, assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e assistentes administrativos.
 

São cerca de 25 modalidades oferecidas gratuitamente para a população de Vila Isabel e adjacências. Entre as atividades estão natação, hidroginástica, lutas, ginástica localizada, ginástica para terceira idade, dança, futebol, vôlei e atletismo, além de programaçäo voltada para pessoas com deficiência (PCD). O gerente da Vila Olímpica, Fábio Filgueira, ressaltou a importância da revitalização do local para atrair a população:

 

- Nosso objetivo é a oferta de atividades esportivas e culturais para a formação de cidadãos e de futuros atletas. Mas também temos trabalhos voltados para todas as idades. Queremos integrar a comunidade e trazer as pessoas para frequentar esse lugar que ficou tanto tempo abandonado, mas que agora é maravilhoso. Antes da reforma as pessoas tinham medo de vir aqui, mas agora a população comparece aos eventos e participa ativamente das atividades.
 

O terreno do antigo Jardim Zoológico possui uma área de 35,5 mil m², que estava abandonada, e em 2011 recebeu investimento de R$ 8 milhões da prefeitura para a construção do Parque Recanto do Trovador e da Vila Olímpica. A intervenção incluiu a recuperação de três lagos, da calçada de pedra portuguesa (1,6 mil metros), da ponte em ferro e madeira sobre o lago, a construção de parques destinados às crianças (incluindo equipamentos específicos para aquelas com mobilidade reduzida), aparelhos de ginástica para a terceira idade, além de uma área para arvorismo juvenil. O espaço revitalizado foi entregue à população em 23 de dezembro de 2011.

 

Atualmente há moradores de diversos bairros matriculados na Vila, como Méier, Engenho Novo e Grajaú, além dos de Vila Isabel. Funcionando de terça-feira a domingo, das 6h10 às 20h30, a vila olímpica conta com centro administrativo, área de recreação, um parque aquático com duas piscinas, quatro salas de aula, pista de caminhada com 1.400 metros de extensão, pista de skate e pista de atletismo composta por quatro raias com 200 metros de extensão, com reta para saltos triplo e revestida com piso sintético importado, próprio para iniciação esportiva, treinamento e competições escolares.
 

O local ainda abriga uma quadra externa poliesportiva com dimensões oficiais - preparada para prática de esportes como futsal, vôlei e basquete - e dois campos de futebol soçaite com grama sintética.
 

É em um desses campos que o pequeno João Pedro Alcântara da Silva, de 7 anos, passa as manhãs de terças e quintas fazendo escolinha de futebol. O quitandeiro Edmilson Oliveira da Silva, pai de João e morador de Vila Isabel, diz que as aulas têm ajudado o menino inclusive na escola:

 

- Meu filho gosta muito de esporte, principalmente de futebol. Começou a frequentar a vila em meados de 2012 e está adorando. Seu sonho é ser jogador de futebol. E aqui ele aprende não só as técnicas, mas também a ter disciplina, o que o ajuda na escola. Ele não gosta muito de estudar, mas agora já está melhorando.

 

A dona de casa Irani de Oliveira Novaes, mãe de João Pedro Novaes, 8 anos, destacou que as atividades gratuitas oferecidas pela vila são fundamentais no tratamento do filho hiperativo:
 

- O João melhorou muito depois que começou no futebol e na natação aqui. Ele gasta muita energia e fica bastante cansado. Antes, ele brigava muito na escola, mas agora está mais calmo, inclusive em casa. Aqui encontrei o que ele precisava e o melhor, de graça. Ele gosta tanto daqui que também frequentamos aos finais de semana.

 

Os frequentadores da Vila têm entre 2 e 90 anos e estão em busca de diversão, ocupação e cuidado com a saúde. Por isso, além das atividades esportivas, são realizadas no local diversas comemorações, como bailes, apresentações de dança e eventos em datas especiais, como carnaval, dia das mães e das crianças.
 

- Aqui oferecemos diversas atividades gratuitas e de qualidade e promovemos a integração entre os moradores da comunidade e do asfalto, a socialização das pessoas com deficiência, além da inclusão de crianças e jovens na escola – reforçou João Francisco de Farias Júnior, coordenador da Vila Olímpica de Vila Isabel.

 

Para participar das atividades o interessado deve dirigir-se à vila olímpica, na Rua Visconde de Santa Isabel, s/nº, com duas fotos 3x4, declaração escolar, cópia da identidade ou certidão de nascimento, cópia de comprovante de residência e atestado médico. Mais informações sobre as modalidades, atividades e vagas pelo telefone (21) 3294-8511.
 




Serviços Serviços